Lobisomem - Folclore
Lobisomem é um dos mais monstros populares fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na existência do monstro.
A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será um Lobisomem.
Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.
Fonte: http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/11/lenda-do-lobisomem.html
Junto a professora especialista de Arte, trabalhamos a temática do Folclore. Durante as leituras diárias, lia diversas lendas e mitos (muitos dos quais fazem parte do livro de texto do Aluno do Ler e Escrever). As lendas que mais chamaram a atenção foram do Curupira, Caipora e do Lobisomem.
O resultado, um painel com adivinhas (que também fazem parte do Folclore brasileiro) e desenho em mão livre realizados pelos alunos, lembrando que estou com a turminha do segundo ano (alfabetização, crianças de sete ou oito anos).
Esse é um dos desenhos produzidos em sala pelo aluno J.P. oito anos.
Comentários
Postar um comentário