O Lobo Ferido e o Carneiro - Fábula de Esopo




Um lobo ia beber água no rio, quando foi surpreendido por uma matilha de cães pastores. Os cães estavam bravos e eram numeroso; só a muito custo, o lobo, bastante ferido, conseguiu se afastar dali e escapar do perigo. 

Sem forças, porém, caiu e pôs-se a gemer. Se já estava sedento antes, naquele momento precisava desesperadamente beber. Por sorte, um velho carneiro pastava ali.

- Gentil carneiro! - chamou i lobo, fingindo-se de amigo. - Estou muito fraco e ferido. Peço-lhe, por favor, que me traga um pouco de água, para que eu possa me recuperar.

O carneiro examinou o estado deplorável do lobo:

- Hum... Se você está tão fraco, certamente precisará de comida também. - ponderou o experiente animal.

- Não se preocupe, amigo - respondeu o lobo. - Quero apenas um pouco de água. Quando tiver saciado a minha sede, eu mesmo terei forças para procurar comida.

- É esse o meu medo - filosofou o carneiro. - Quando você estiver mais forte, quem me garante que eu não serei o prato principal de seu almoço?

E abandonou o lobo à própria sorte. 
               Moral da história: O seguro morreu de velho.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Pamonha - Lenda latino-americana

Terezinha e Gabriela - Ruth Rocha

Vovó Caiu Na Piscina - Carlos Drummond de Andrade